sexta-feira, 13 de abril de 2012

ESTRELISMO NO FUTEBOL MINEIRO


Até que ponto chega o estrelismo? No Dicionário informal POPULAR, podemos dizer: muitas pessoas na vida são acometidas por uma doença muito grave. Irônico? Não... não... não! O "estrelismo" é aquele momento que a bailarina acredita que: "O que seria do Sol, se não tivesse à mim para iluminar?", tipo isso.

E Jogador de futebol? Se encaixa nesse perfil? ... quem respondeu sim, ganhou um doce.

Em Minas temos aos montes. América, Cruzeiro e Atlético. 


Aí vão dizer: 


- "Mas você está pegando pesado!"
- Eu? Pegando pesado? Imagina...


No Cruzeiro tem jogador que se acha. Procura jornalista para o próprio interesse. Pergunta se a matéria (reportagem especial que toda emissora tem direito de fazer por semana) vai passar só em Minas ou na Rede (no Brasil inteiro). Quando a resposta é só em Minas. Ele se recusa a gravar. Aconteceu na época do Esporte Fantástico. Sério mesmo. Pensa que é Global.


Aí vão falar assim... 


- Mas Maicon você está pegando pesado?


- Hora, "Justo Eu Brutos?"


Pior que não estou gente. Muitos se calam. Eu, não! Sou educado, não trato mal. Mas a resposta sai na Classe. Eu "não desço da Chuteira". Vocês sabem né... tem muito jogador de futebol que é barraqueiro.  

Se tivesse praia na Toca da Raposa II... Aí ia ser uma festa só. O mundo do futebol tem coisas ótimas, pessoas fantásticas, personagens sensacionais, jogadores humildes e técnicos também. Mas tem aquela turma do barulho, sabe!


No Atlético é a mesma coisa. Se tivesse uma boate então... tem jogador lá que ia flutuar de tanta vaidade. Se sente o "Rei da cocada preta". É Atacante viu!!! Mas tem volante também e zagueiro!!! Digamos: eles têm futebol. Mas ultimamente não andam jogando nada. 


No América, tem em todos os setores. Imagina se eles tivessem na primeira divisão. Dizem os especialistas...


"...que o ataque de estrelismo ocorre quando existe um desequilíbrio entre o sonho e a realidade".


As críticas passam a ser inaceitáveis. O que, por um instante, parece ser um pequeno deslumbre, fantasia... vira um parasita na personalidade. É a ilusão em forma de artista, em forma de Eu.


Como curar isso? Simples: Humildade. Lembrar que existe uma palavra que deve ser cultivada todos os dias: humildade.  Saber que, independente do patamar mais alto você possa subir ou atingir em termos de sucesso, nunca terá o direito de se achar o máximo.

"Lembre-se: estrelismo é uma fase das pessoas que ainda não sabem conviver com o sucesso, ou que pensam que já o tem; não deixe que se prolongue, à ponto de corromper sua personalidade!"

Jorge Sabongi

Nenhum comentário:

Postar um comentário