domingo, 15 de janeiro de 2012

"A HUMILDADE DE UM, É A COVARDIA DE MUITOS"

  - Pode até parecer burrice... mas não é! Só quem vive na rua fazendo Jornalismo sabe o que estou dizendo.

- A cada dia a gente se depara com o NOVO. Ainda mais quando envolve a PM. Claro, existe a exceção.

- Sabe aquele ditado... "... existem pessoas e pessoas"? Então, dependendo da situação, essa é a melhor frase. E complemento assim... 'EXISTEM PESSOAS E PESSOAS E, PM'S E PM'S'.

- Hoje, fui fazer um homem "louco" que fugiu de um cunhado "louco" no bairro Santa Efigênia em BH. A primeira informação repassada pela Redação pra gente que estava na rua, era de que: "Um homem estava tentando se matar no Bairro Santa Efigênia. Ele estava sentado na sacada de um Prédio. Os moradores disseram que ele estava nervoso e pedia a presença da Imprensa (Record). Antes pulou muros de várias casas. E que ele teria fugido de um 'desafeto' e quase levou um tiro". 

- Quando chegamos no local, parte da rua estava cercada com uma fita amarela e preta. Essa fita indicava que a rua estava fechada, isolada. No local, várias viaturas da PM-GEPAR - Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco, Bombeiros e os "Deuses" chamados GATE - Grupo de Ações Táticas Especiais. Eu colocaria outra sigla, mas depois falo disso. E claro, os moradores da rua. Por sinal, MUITOS.

 - Quando chegamos no local, um tenente do GATE - aquela sigla que eu mudaria -, me xingou e exigiu que eu deixasse o local.

- Eu disse em Tom muito calmo, "calma"! Ele não mudou. Manteve o tom alto e falou "some daqui, não queremos vocês aqui".

- Eu perguntei...

EU, Maicon Mendes, repórter da Record - Mas a gente tem que sair por causa de quê? A rua está cercada, o homem dentro do prédio, está sob o controle de vocês. Não está armado, não oferece perigo e ainda por cima tem dezenas de moradores e crianças no local. Todo mundo vai ter que sair ou só a gente? Está todo mundo acompanhando...

Tenete do GATE - Só vocês. Vocês estão atrapalhando.


EU, Maicon Mendes, repórter da Record - Como assim, só a gente? Atrapalhando em quê?

Revoltados, os moradores vaiaram o PM. E uma moradora de um prédio em frente deixou a gente fazer as imagens da casa dela. O cinegrafista Daniel Perchê me pediu o Tripé da Câmera. Eu desci e fui pedir para o nosso auxiliar Cláudio pra pegar o Tripé. Na calçada, o Tenente se aproximou e me empurrou com a mão no meu peito.

EU, Maicon Mendes, repórter da TV Record - Olha aqui, tira a mão de mim. E não encosta em mim outra vez. Você tá pensando que é quem pra fazer isso? Deixa de ser ridículo... tenta outra vez?

Por fim, eles tentaram mas não conseguiram atrapalhar o nosso trabalho. Resumo...

Como EU mesmo disse, com suas exceções... O GATE é uma corporação da PM que precisa rever seus conceitos. Lá... tem Pm's despreparados. Não conseguem lidar com o público e muito menos com a imprensa. Pensam que podem tudo. Pensam que são "Deuses". Pensam que podem falar tudo, e o cidadão de BEM tem que aceitar calado. Eles pensam... que usar farda 'diferenciada' e ter uma arma na cintura são 'sinais' de serem os mais fortes. Ingênuos... 

Por isso que eu digo... ELES PENSAM? Não passam de pessoas desprovidas de Inteligência. EU, REPÓRTER MAICON MENDES, tenho EDUCAÇÃO. EU SOU... JUSTO. PALAVRA QUE DEVERIA SER USADA POR ELES 24 HORAS. EU, não uso o meu trabalho para ganho próprio. EU, não uso a emissora que eu trabalho para ganho próprio. EU, não uso o meu trabalho para humilhar as pessoas. EU, não uso o meu trabalho para xingar as pessoas. EU, sou uma pessoa púbica e tenho que dar bons exemplos. E mesmo se não fosse, continuo dando exemplo, pois meus pais me ensinaram assim. Me senti humilhado? Sim. Chateado? Sim. Mas eu tenho uma coisa que eles não têm... EDUCAÇÃO. ELES pensam com armas nas cinturas. É por isso que eu digo... sempre! Não sou super-héroi. Não tenho peito de aço. Não consigo mudar as pessoas e o mundo. Fato. Mas pelo menos, enquanto eu puder e Deus assim o permitir, vou limpar a sujeira que anda espalhada por aí. A vida me deu essa frase... "A humildade de um, é a covardia de muitos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário